segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Asteroide gigante passará próximo à Terra



O asteroide 2000 EM26 não representa nenhuma ameaça de realmente atingir o planeta, mas as câmeras do 
Observatório Slooh irão acompanhar o asteroide em sua passagem pela Terra. A transmissão ao vivo feita pelo projeto Slooh deve começar HOJE às 23h00 pelo horário de Brasília
 (02h00 UTC do dia 18 de fevereiro). 

Clique para assistir a transmissão ao vivo direto pelo site do Slooh.



 . Os cientistas estimam que 2.000 EM26 tem cerca de 270 metros de diâmetro, e está viajando através do Sistema Solar a uma velocidade de 12,37 km/s, de acordo com Slooh. Durante a sua maior aproximação, o asteróide vai passar a cerca de 8,8 distâncias lunares da Terra.
         A passagem do asteroide 2000 EM26 acontece quase exatamente um ano depois de dois grandes objetos próximos da Terra ( NEO ) passarem por aqui (eventos em 15 de fevereiro de 2013). Naquele dia, como os cientistas estavam acompanhando a passagem do asteroide de 30 metros 2012 DA14, outra rocha espacial inesperadamente explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, causando danos consideráveis ​​a prédios e ferimentos em mais de 1.000 pessoas por conta de vidros estilhaçados.
         "De épocas em épocas, um asteroide gigante nos atinge, felizmente, eles geralmente caem sobre um dos oceanos ou na Antártica", comenta o astrônomo Bob Berman. "Mas essas ameaças nos mostram que devemos aumentar cada vez mais o rastreamento dos NEOs (Asteroides Próximos da Terra), bem como a criação de planos de contingência para desvia-los em um curto espaço de tempo se necessário. Seria uma sábia utilização dos recursos atuais".





Fonte: Space
Créditos: Slooh

Nenhum comentário:

Postar um comentário