sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Encontrado planeta orbitando uma estrela irmã gêmea do Sol

        A equipe usou o 'caçador de planetas' HARPS no telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO), em La Silla. Estes resultados foram complementados com observações de vários outros observatórios ao redo do mundo. 88 estrelas do aglomerado Messier 67 foram selecionadas e monitoradas ao longo de um período de seis anos, enquanto se observava os pequenos movimentos que revelam a presença de planetas em órbita.

Foto do aglomerado aberto Messier 67

         Este aglomerado de estrelas encontra-se a cerca de 2.500 anos-luz de distância, na constelação de Cancer (o Caranguejo), e contém cerca de 500 estrelas. Muitas das estrelas desse aglomerado são muito mais fracas do que as estrelas que o HARPS normalmente estuda, fazendo com que ele trabalhasse em seu limite.
         O primeiro destes planetas orbita uma estrelá notável, que tem a maior semelhança com o Sol já identificada, sendo quase idêntica, portanto, é considerada uma irmã gêmea.
         É a primeira gêmea do Sol, e foi encontrada em um aglomerado, e ainda possui um planeta orbitando ao seu redor. São grandes descobertas! Gêmeos solares, análogos ou tipo solar são categorias de estrelas de acordo com suas semelhanças com o Sol. Gêmeos solares são as estrelas mais semelhantes ao Sol, pois elas têm massas, temperaturas e abundâncias químicas muito semelhantes. Gêmeos solares são muito raros, já as outras classes, onde a semelhança não é tão precisa, são muito mais comuns.    "Estes novos resultados mostram que planetas em aglomerados estelares abertos são tão comuns como em torno de estrelas isoladas, porém, são mais difíceis de serem detectados", acrescenta Luca Pasquini (ESO, em Garching, Alemanha), co-autor do estudo. "Os novos resultados estão em contraste com trabalhos anteriores que não conseguiram encontrar planetas em aglomerados, mas está de acordo com algumas outras observações mais recentes. Continuaremos a observar este aglomerado para verificar como as estrelas com ou sem planetas diferem entre si no quesito massa e composição química".

Fonte: ESO / Dailygalaxy Créditos da foto:SDSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário