quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Rosetta: entenda como será a aterrissagem da sonda no cometa

    Após 10 anos no espaço, a nave Rosetta se aproxima de seu destino final: o cometa 67P/Churyumov - Gerasimenko. A sonda Rosetta e a sonda exploradora Philae serão as primeiras sondas da história a orbitar e aterrissar em um cometa. Philae foi projetada para concluir a pioneira missão de aterrissar no solo de um cometa, adquirir amostras e fazer experimentos.


Rosetta - O Orbitador
         Será a primeira sonda de toda a história da exploração espacial a orbitar um cometa. Parte da missão consiste em catalogar os elementos existentes na poeira do cometa. Uma missão anterior, apesar de não ter orbitado um cometa, coletou poeira do mesmo, que após analisada, foi constatado que haviam partículas de matéria orgânica, que são os blocos primordiais da vida.

  • Dimensões: 2.8 / 2.1 por 2 metros
  • Envergadura dos painéis solares: 32 metros
  • Peso total do lançamento, incluindo a sonda Philae: 3.000 Kg

     

    Philae - O Pousador 
             A sonda Philae recebeu o nome de uma ilha localizada no rio Nilo, em português chamada de Ilha Filas ou Ilha File. O núcleo do cometa possui gravidade muito baixa, portanto, a sonda está adaptada com arpões e parafusos de gelo, para assegurar sua estabilidade na superfície do cometa.

    • Dimensões: 0.8 por 1 metro
    • Peso: 100 Kg
    • Carga científica: 10 instrumentos



      Rosetta - Os 10 anos da missão
               Rosetta rodeou o Sistema Solar para cumprir com seu trajeto. A nave espacial passou pelos planetas Terra e Marte, usando a gravidade deles para "estilingar-se", adquirindo impulso para seguir seu caminho. Rosetta passou pelos asteróides Steins e Lutetia, quando fez algumas análises dos mesmo, mas o seu destino final e principal é o cometa 67P/ Churyumov - Gerasimenko. O encontro deve ocorrer no próximo mês de maio.



      Fonte: Space
      Créditos: ESA / JPL / NASA / Space
      Imagem: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário