segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Sonda europeia Rosetta despertou

Sonda Rosetta acorda e ruma em direção ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko 
A agência espacial Europeia, ESA, reestabeleceu contato com a sonda Rosetta, a 807 milhões de km da Terra, rompendo um silêncio de quase três anos desde que o veículo entrou em processo de hibernação
.
Engenheiros da ESA comemoram a aquisição de sinal emitido pela sonda Rosetta
Os sinais de beacon foram recebidos simultaneamente pela antena de 70 metros de Goldstone, da NASA e pela antena de 30 metros, de Camberra, na Austrália.
Cerca de 30 minutos após a confirmação de que a nave estava de volta à ativa, a equipe de controle da missão, localizada em in Darmstadt, na Alemanha, enviou os primeiros comandos ao computador de bordo solicitando informações sobre o estado de saúde de Rosetta.
No primeiro momento esses beacons não durarão mais que alguns segundos e também não enviarão qualquer dado, mas serão fundamentais para informar aos controladores que Rosetta acordou de um sono profundo e está pronta para receber comandos do centro de controle da missão.
Spike mostra o momento em que a nave Rosetta saiu do estado de hibernação
O gráfico mostra a tela do receptor de rádio onde se vê o "spike" na banda-S que todos aguardavam ansiosamente e que indicava que a sonda havia saído do estado de hibernação.

Crédito: Apolo11.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário