sexta-feira, 25 de abril de 2014

Bola de fogo cruza os céus do interior de São Paulo


  Uma enorme bola de fogo cruzou os céus de várias cidades do interior de São Paulo. O bólido foi observado pelas câmeras da BRAMON na última segunda-feira, dia 21 de abril às 18h44 BRT.

         Avaliações preliminares feitas pelos pesquisadores da BRAMON apontam para uma trajetória longa, com grande resistência, e se deslocava a uma velocidade angular de aproximadamente 10 km/s. Durante sua trajetória, o meteoro apresentou quatro explosões, e uma aparente fragmentação.

         Este já é o segundo grande meteoro que foi registrado nos céus de São Paulo pelas câmeras da BRAMON nos últimos 3 mêses. O primeiro bólido foi observado no dia 12 de fevereiro, pelas câmeras de monitoramento de Mogi das Cruzes e São Sebastião, litoral norte de São Paulo.  Menos de uma hora antes das câmeras da BRAMON registrarem o bólido sobre o interior de São Paulo, outra grande bola de fogo foi observada na região de VarginhaMinas Gerais. Especialistas afirmam que os dois meteoros (de São Paulo e de Minas Gerais) são eventos isolados, e que o meteoro observado em Minas Gerais pode ter sido uma reentrada de lixo espacial.
         A bola de fogo que cruzou os céus do interior de São Paulo pode estar associada à chuva de meteoros Lirídeas, que acontece entre os dias 16 e 25 de abril.

         A BRAMON é um projeto brasileiro de observação de meteoros com 10 câmeras ativas, e mais 20 câmeras devem ser instaladas até o final do ano.

         O Brasil é um país enorme em questão territorial, e por isso, temos uma ótima oportunidade de monitorar eventos como esse. Estações de monitoramento são importantes para que possamos registrar tudo o que acontece nos céus. Se você tem uma Estação de Monitoramento, ou deseja construir uma, você pode fazer parte desse belo projeto. Para mais informações, acesse o site oficial da BRAMON clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário