sábado, 5 de abril de 2014

Paraquedista quase foi atingido por um meteorito durante seu salto

Algo realmente inusitado e improvável aconteceu com o paraquedista Anders Helstrup. Durante um de seus saltos, ele sentiu algo passar muito próximo dele, porém, o fato só foi descoberto depois, quando ele analisou as imagens de sua câmera que estava acoplada em seu capacete.( Veja aqui )

         O salto ocorreu em Hedmark, na Noruega. "Eu senti alguma coisa passar por mim, mas não consegui identificar o que era", disse Anders em uma entrevista à emissora de TV NRK. Após analisar as imagens, ele percebeu que uma rocha espacial em alta velocidade do tamanho de uma garrafa pet passou 'raspando' por ele.
O geólogo Hans Amundsen, do Museu de História Natural de Oslo, afirmou que o objeto é realmente um meteorito. "Não pode ser outra coisa", disse ele durante entrevista à NRK logo após analisar a gravação.

         Apesar de ser um meteorito, não é possível dizer a origem da rocha espacial sem antes fazer análises laboratoriais para verificar sua composição, porém, o mais provável, segundo o geólogo Hans é que o meteorito seja parte de uma rocha maior do cinturão de asteróides, localizado entre Marte e Júpiter. Segundo ele, o formato é típico de um meteorito que entra na atmosfera terrestre. 
Paraquedista Anders Helstrup da Noruega em entrevista à NRK.
Durante um de seus saltos, ele quase foi atingido por uma rocha espacial.
Créditos: NRK / Anders Helstrup

         Segundo o especialista, o formato é típico de uma rocha espacial quando entra na atmosfera terrestre: um lado arredondado e outro mais afiado, como se estivesse perfurando a atmosfera. Hans diz ainda que o meteorito foi filmado quando já não estava mais incandescente, fase conhecida como "voo escuro".

         O paraquedista Anders realmente é um homem de sorte. Estava no lugar certo e na hora exata para presenciar algo tão raro e magnífico. Mais sortudo ainda por não ter sido atingido por essa rocha espacial, nem ele e nem seu para-quedas, e agora, tem uma bela história pra contar... e pra não dizer que é história de pescador, ou melhor, de paraquedista, ele tem provas. Seu vídeo já foi visto por milhares de pessoas em todo o mundo!

Fonte: Abril / NRK
Imagens: Anders Helstrup / NRK

Nenhum comentário:

Postar um comentário