sábado, 5 de abril de 2014

Meteoro cruza céu da Europa e é visto em vários países

Um ponto brilhante no céu noturno chamou a atenção da Europa. Por volta das 22h30 do dia horário 02/04/14  local (Bern / Suíça), um objeto luminoso rasgou os céus da Europa central, e observadores de vários países relataram o avistamento.

         Inicialmente não ficou claro o que de fato era aquele objeto. Alguns arriscaram dizer que era um meteorito durante sua entrava na atmosfera, enquanto outros diziam se tratar de lixo espacial. O evento pôde ser observado por vários segundos no céu da Suíça, Alemanha, França e Áustria, e brilhou em diferentes tonalidades.
Meteorito ou lixo espacial

         Muitas pessoas ligaram para polícia. Nada se sabia de um impacto ou dano, porém, há relatos de que um meteorito caiu na região de Basel, na Suíça.

         "Um meteorito ou lixo espacial seria a causa mais plausível", disse o astrofísico Carolin Liefke do Instituto Max Planck de Astronomia em Heidelberg. O esclarecimento real da origem desse evento deve demorar alguns dias. Astrônomos tentarão reconstruir a trajetória do objeto com base em fotos e vídeos da internet. A especulação de que seria um lixo espacial já está quase sendo descartada, uma vez que a velocidade do objeto era muito lenta.

Seria um satélite?

         Para Rainer Kresken, engenheiro espacial da Agência Espacial Europeia (ESA), poderia ter sido um satélite, isso por que a direção de vôo de oeste para leste é típica dos satélites que orbitam a Terra, disse Kresken do centro de controle de satélites da ESA na última terça-feira.

         Por conta da velocidade do objeto ter sido muito lenta e de não haver indícios de um satélite naquela região, poderia ainda ser um objeto secreto como um satélite espião, no entanto, não está descartada a hipótese de ter sido uma rocha espacial.

         "A 'bola de fogo' pôde ser vista por cerca de 15 segundos no céu. A direção de vôo era de oeste para leste, e o brilho aproximadamente comparável com a meia-lua", disse o astrofísico Liefke. A altitude foi então calculada em cerca de 30 quilômetros.

         Por conta de ter sido um evento espetacular, segundo os observadores, a polícia de Freiburg ressaltou que não se trata de uma piada do dia 1° de Abril.

Fonte: Neue Zurcher Zeitung 
Imagem: Hermann Koberger

Nenhum comentário:

Postar um comentário