segunda-feira, 21 de abril de 2014

Chuva de meteoros Lirídeas 2014

  chuva de meteoros Lirídeas, também conhecida como Liridas ou Lyrids (em inglês), acontece todos os anos no mês de abril. Ela é resultado da passagem do planeta Terra pelos rastros do cometa não periódico chamado Thatcher C/1861 G1.
         chuva de meteoros anual Lirídeas acontece entre os dias 16 e 25 de abril, porém, é na madrugada do dia 21 para o dia 22 de abril que acontece seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados).

   Transmissão ao vivo pelo site do projeto Slooh aqui.
         A transmissão ao vivo deve ter início às 21h00 BRT (23h59 UTC) dessa segunda-feira, dia 21 de abril. A taxa de meteoros que pode ser observada no pico da chuva Lirídeas é de aproximadamente 15 meteoros por hora. Por conta da fase da Lua, a contagem de meteoros pode ser menor esse ano, porém, nunca se sabe quando teremos um "outburst", que é quando observamos uma quantidade muito maior do que o normal.
         Observadores norte-americanos viram uma explosão de cerca de 100 meteoros por hora na chuva lirídeas de 1982. Cerca de 100 meteoros por hora também foram vistos na Grécia em 1922, e no Japão em 1945.

Como observar a olho nu?
         Felizmente, não é necessário nenhum equipamento para observar uma chuva de meteoros. Na verdade, o melhor de uma chuva é visto a olho nu.
         radiante (local no firmamento de onde os meteoros parecem se originar) fica próximo à constelação de Lyra, mais exatamente na constelação de Hércules. Após a meia-noite do dia 22 de abril (madrugada de 21 a 22 de abril), já é possível localizá-la no céu, porém, é após as 04h00 da manhã o melhor momento para observar os meteoros. Veja na imagem abaixo o radiante da chuva:
Quanto mais ao Norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Lirídeas. Em São Paulo, por exemplo, ela já se encontra muito próxima do horizonte, o que dificulta bastante. Quanto mais ao Norte de São Paulo, melhor, pois a radiante estará mais alta no céu.
         Mesmo que você tenha telescópio, não utilize-o para observar uma chuva de meteoros. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, onde não tenha luzes artificias. Cidades como São Paulo, por exemplo, possui um céu avermelhado, que é causado pela poluição luminosa, e dificulta a observação de objetos com brilho fraco. Perceba que em cidades grandes, nunca vemos muitas estrelas no céu. O mesmo acontece com os meteoros. Somente os mais brilhantes são observados em cidades grandes, e mesmo assim, eles parecem fracos.

Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Lirídeas
         A chuva de meteoros que acontece nesse mês de abril é uma das chuvas mais antigas da história, havendo relatos de mais de 2.700 anos.
         Observadores da China antiga relatam em documentos datados de 687 A.C a "grande chuva de estrelas que caia do céu", referindo-se a chuva de meteoros Lirídeas.
         Os meteoros que observamos no céu acontecem quando as pequenas partículas, geralmente com tamanhos de um grão de areia, entram na atmosfera da Terra, a cerca de 100 quilômetros de altitude, a uma velocidade de aproximadamente 177 mil km/h. Ao entrarem em nossa atmosfera, esses pequenos grãos queimam e produzem o risco brilhante no céu, que chamamos de meteoro.
         Os meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes, podem variar em brilho, cor, tamanho e velocidade. Eles podem ser observados durante uma chuva de meteoros, ou até mesmo durante uma noite qualquer. Por conta do movimento de rotação da Terra, eles ocorrem com mais frequência após a meia-noite.
         Uma curiosidade sobre a chuva de meteoros Lirídeas: na verdade, essa chuva deveria se chamar "Herculídeas", pois sua radiante fica na constelação de Hércules. Isso acontece porque essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.

         Boas observações à todos, e bons céus!

Créditos: Slooh
Imagem: STELLARIUM
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário