sexta-feira, 11 de abril de 2014

Curioso 'coração vulcânico' é encontrado em Marte

Marte é coberto por formações geológicas muito estranhas, e a mais nova foto liberada pela NASA reafirma esse fato mais uma vez. A imagem feita pela câmera HiRISE de alta resolução a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) nos mostra uma formação estranha em forma de coração, localizada na famosa região do Planeta Vermelho conhecida como Tharsis Bulge, local que abriga os mais antigos vulcões do planeta.
         coração, que foi formado muito provavelmente através de atividade vulcânica foi flagrado ao sul do enorme vulcão escudo Ascraeus Mons e mede aproximadamente 200 metros de diâmetro (um pouco menor do que dois campos de futebol). O local possui várias camadas e se eleva acima da paisagem a seu redor. "Talvez essa região seja uma antiga estrutura de ventilação, uma abertura no solo a partir do qual emergia lava vulcânica, e que tem sido mais resistente à erosão do que a área ao seu redor", comenta o cientista planetário Ramy El- Maarry.
         A inversão topográfica ou terreno invertido que podemos observar nessa imagem ocorre muitas vezes quando áreas de depressão de uma paisagem são cobertas por lava ou por sedimentos, que ao longo do tempo, endurecem em materiais que são mais resistentes à erosão do que os materiais que os cercam.
         A erosão que acontece nessas regiões, remove o material menos resistente, deixando intacto o material resistente, que pode parecer com um cume onde anteriormente havia um vale, ou nesse caso, um morro, onde antes havia um buraco ou depressão.
         Os cientistas responsáveis pela HiRISE pretendem criar um modelo digital do terreno que irá avaliar ainda mais a estrutura, com medições mais precisas de sua altura e inclinação de suas encostas.
         Esse não foi o primeiro coração encontrado na superfície marciana, e ao que parece, também não será o último.
Mais corações em Marte

Coração em Marte
Corações em Marte. Imagens feitas pela sonda
MRO. Créditos: NASA / JPL
Clique para ampliar
         Essa estrutura não é a primeira forma do Planeta Vermelho que se parece com um coração. Para comemorar o feriado Norte-Americano chamado Valentine's Day (equivalente ao nosso dia dos namorados), no dia 14 de fevereiro desse ano, a NASA publicou em seu Twitter algumas fotos de Marte (ao lado) mostrando vários corações encontrados por lá. As imagens também foram feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter em um período de 3 anos. A primeira vez que as imagens de corações foram publicadas pela NASA foi em 2004.


Pareidolia

         Segundos os especialistas, a pareidolia é um fenômeno psicológico que se refere a tendência que o cérebro humano tem de perceber formas familiares em imagens vagas e aleatórias. É como se o cérebro nos mostrasse algo que não existe toda vez que ele não encontra uma lógica para alguma forma ou imagem.

         Outros exemplos de pareidolia são as dezenas de formas e desenhos que encontramos nas nuvens, ou então, já que estamos falando de Marte, as várias fotos de rostos, pirâmides e animais encontradas na superfície do Planeta Vermelho. Como já foi dito, essa não foi a primeira... e também não será a última.

Fonte: NASA
Imagens: NASA / JPL-Caltech / HiRISE / MRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário