segunda-feira, 28 de abril de 2014

Tudo sobre o Eclipse Solar de 29 de abril de 2014

No dia 29 de abril de 2014, acontece um Eclipse Solar Anular que será visível em uma pequena região em forma de D, ao longo de 500 km de largura, na Antártida.
         Este será o segundo eclipse de 2014 (o primeiro foi o eclipse lunar total 15 de abril), e será oprimeiro eclipse solar do ano, marcando o fim da primeira temporada de eclipses de 2014, que tem o número mínimo de eclipses possíveis em um ano, com quatro: dois Solares parciais e dois Lunares totais. Apesar de ser visível em somente algumas partes do mundo, teremos a transmissão ao vivo!
De onde o Eclipse Solar de abril será visível?

         Alguns locais poderão observar parte do Eclipse Solar de 29 de abril. Várias ilhas do Oceano Índico Sul assim como toda a Austrália irão testemunhar um pouco desse próximo Eclipse Solar.
         A Antártida tem as melhores circunstâncias, mas novamente, a visão "anular" aparecerá em uma área desabitada entre Dumont d' Urville e Concordia, regiões atualmente ocupadas pela França ... ou seja, apesar de ter as melhore condições de observação, não será na Antártida que este Eclipse Solar será observado...
         Algumas ilhas no sul do Oceano Índico verão cerca de 55% do Sol eclipsado. Na Austrália, mais especificamente em Perth, 55% poderá ser observado, e em Sydney, 50%.


 Em Darwin (Austrália), Bali (Indonésia) e ilhas vizinhas poderão ver a Lua cobrir somente 20% do disco solar.
         Observadores em Sydney e leste da Austrália, tomem nota: o Eclipse ocorrerá abaixo do horizonte, a oeste após o pôr do Sol, e vai oferecer aos fotógrafos a oportunidade de registrar o Eclipse Solar com objetos em primeiro plano.
 Um pouco mais sobre o Eclipse Solar de 29 de abril de 2014

O Eclipse Solar deste mês é também um evento muito raro, pois o centro da sombra da Lua, conhecido como antumbra, vai passar a quilômetros acima do continente antártico.
Visibilidade do Eclipse Solar de abril de 2014
Animação do Eclipse Solar - 29 de abril de 2014
Créditos: NASA / GSFC / A.T. Sinclair
         Esse Eclipse Solar é chamado de " não-central, com um limite ", pois o centro da umbra ou antumbra da Lua só vai 'perder' a Terra em uma das pontas.
         Jean Meeus e Fred Espenak verificaram que de 3.956 Eclipses Anulares que ocorrem desde o ano 2.000 aC até o ano 3.000 dC, apenas 68 (1,7%) são da variedade não-central.
         Um Eclipse Solar Anular ocorre quando a Lua está na distância quase exata, mas sem cobrir todo o disco solar, resultando em um "anel brilhante" ou "anel de fogo". Um bom exemplo de Eclipse Anular é o Eclipse que ocorreu na Austrália no ano passado, no dia 10 de maio de 2013.
         Embora nenhum olho humano poderá testemunhar a visão anular deste Eclipse, o satélite PROBA 2 da Agência Espacial Europeia poderá testemunhar alguns segundos da visão anular no dia 29 de abril.

         Nota: Observar qualquer tipo de Eclipse Solar requer proteção adequada para os olhos. O método mais seguro para ver um Eclipse Solar é através de projeção, e isso pode ser feito usando um telescópio (note que telescópios Schmidt-Cassegrain são uma péssima escolha para este tipo de observação, pois eles aquecem rapidamente! ).

       
Fonte: Universetoday / NASA
Imagens: NatGeo / B. Marquez / Universetoday / D. Dickinson / A.T. Sinclair / GSFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário