sexta-feira, 25 de abril de 2014

Lua e Vênus brilham juntos no céu - saiba como observar

Se o seu tempo estiver sem nuvens na madrugada de quinta pra sexta e de sexta pra sábado ( 25 e 26 de abril ), dê uma olhada no céu antes do amanhecer, próximo do horizonte leste. Você terá uma visão maravilhosa dos dois objetos mais brilhantes do céu noturno: A Lua e o deslumbrante planeta Vênus.A dupla brilhante proporcionará um verdadeiro espetáculo. A Lua minguante tem cerca de 15% do disco iluminado, e Vênus estará a penas 7 graus de distância da Lua.

         Para calcular a distância em graus dos objetos celestes, basta estender o braço e fechar o punho. A parte do céu que seu punho comporta equivale a aproximadamente 10 graus. Sendo assim, Lua e Vênus estarão separados por pouco mais da metade de um punho.
Conjunção Lua e Vênus

 Antes do amanhecer do dia 25 de abril, a Lua estará acima do planeta Vênus. Já no dia seguinte, a Lua estará abaixo, como mostra na imagem acima. Isso ocorre pelo fato de que a Lua está muito mais próxima da Terra do que Vênus, e seu movimento aparente no firmamento ocorre mais rapidamente. Note que Vênus também se moveu, e encontra-se mais baixo no céu, mas a mudança é muito sutil, e só pode ser percebida se compararmos sua posição com as estrelas mais próximas.

         A deslumbrante estrela d'alva (como Vênus é conhecido por muitos), vai continuar visível no céuleste até o mês de agosto, quando ele lentamente ficará mais próximo do Sol, até que não seja mais possível observá-lo. Já a Lua, continuará a diminuir de brilho, e chegará em sua fase de nova no dia 28 de abril, quando ela eclipsará o Sol, fenômeno visível em algumas regiões da Antártida, Austrália e pacífico sul.

         Lembre-se que o eclipse solar do dia 29 de abril terá transmissão ao vivo, e estará disponível em nosso site, não percam!

Créditos: STELLARIUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário