Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram Kepler 78b, um planeta extra-solar, que apesar do tamanho parecido com o da Terra, as coincidências param por aí. Kepler 78b completa uma volta em torno de sua estrela em apenas oito horas e meia! 25 horas e meia aqui na Terra equivalem a 3 anos completos no planeta Kepler 78b!
O movimento de orbitar ao redor da estrela, conhecido como translação, leva 365 dias ou um ano para ser realizado pela Terra em torno do Sol. Mas Kepler 78b, localizado a 700 anos-luz da Terra, está muito próximo de sua estrela.
Seu raio orbital é de apenas cerca de três vezes o raio de sua estrela. A estimativa é de que a temperatura em sua superfície seja de aproximadamente 2,7 mil °C. Os cientistas do MIT acreditam que, em um ambiente tão quente, a camada mais superficial do planeta seja derretida, como um oceano de lava agitado.
A partir das medições, os cientistas determinaram que o planeta está a cerca de 40 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do Sol. A estrela-mãe do planeta é relativamente jovem, pois sua rotação é 2 vezes mais veloz do que a do Sol.
Mas o que empolgou os cientistas não foi somente seu período de translação rápido. Pela primeira vez, eles conseguiram detectar a luz refletida de um pequeno exoplaneta. Futuramente, com telescópios mais potentes, essa luz poderá fornecer informações detalhadas sobre a composição e a superfície dos exoplanetas.
A descoberta foi feita a partir de observações feitas com o Telescópio Kepler, da NASA, e foi publicada na edição online da revista The Astrophysical Journal.
Fonte: The Astrophysical Journal / Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário