A lua Europa abriga um oceano potencialmente habitável, com água líquida abaixo de sua espessa camada de gelo.
"Europa é uma missão muito difícil que será operada em um ambiente de alta radiação. e não há grandes métodos para agir contra isso", disse Beth Robinson, diretor financeiro da NASA. "O lançamento da missão deve ocorrer em meados da década de 2020".
Concepção artística da sonda Europa Clipper. Créditos: NASA |
O melhor candidato será escolhido para analisar informações da lua Europa. Até o momento, a sonda que tem mais chances de deixar a Terra com destino à Europa é a Europa Clipper.
Europa Clipper é na verdade um conceito desenvolvido pela NASA já há algum tempo. A sonda seria projetada para orbitar Júpiter enquanto faz vários vôos rasantes na lua Europa, utilizando uma grande variedade de instrumentos científicos para estudar sua superfície gelada e seu oceano escondido abaixo da camada de gelo..
Autoridades estimam que custaria cerca de US$ 2 bilhões para enviar a sonda Europa Clipper até o satélite de Júpiter. A NASA vai continuar o desenvolvimento de conceitos para essa grande missão.
Até o momento, Europa Clipper é considerado como o carro chefe, porém, dentro de aproximadamente 30 dias (meados de abril), serão feitas análises preliminares dos conceitos, onde será definido qual será o rumo principal da missão.
Segundo Jim Green, diretor da divisão de ciência planetária da NASA, a reunião anual da União Geofísica Americana que será feita em São Francisco, EUA, deverá definir qual será o destino da missão.
Fonte: NASA
Imagens: NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário