quarta-feira, 19 de março de 2014

Show no céu. Lua oculta Saturno nesta quinta-feira!

Nesta quinta-feira, o céu será palco de mais um daqueles shows que não acontecem a toda hora: a ocultação do planeta Saturno pela Lua. O evento tem início a partir das 10 da noite e poderá ser visto de quase todo o país. Um show raro, digno de Selene e do Senhor dos Anéis!

        Vídeo demonstrativo(clique aqui)

Ocultação de Saturno pela Lua
O evento dessa quinta-feira é bastante peculiar e desta vez o Brasil será altamente favorecido, já que essa ocultação só poderá ser vista por completo a partir do território nacional.
A ocultação não ocorre simultaneamente em todas as regiões do país e quanto mais elevada a latitude onde se encontra o observador, mais cedo começa o evento. O tempo de ocultação também não é igual para todas as cidades. Em algumas localidades o evento pode durar até 60 minutos enquanto em outras o "sumiço" de Saturno pode durar cerca de 30 minutos.

No Brasil
O Rio Grande do Sul não presenciará o evento, a não ser nas localidades no extremo norte do Estado. Em Erechim e locais próximos, por exemplo, os habitantes poderão ver Saturno ser "rasgado ao meio" pelo limbo lunar entre 22h51e 23h02, em um espetáculo que poucos terão a oportunidade de ver. Dali, metade de Saturno ficará encoberto enquanto a outra metade parecerá percorrer a borda da Lua.
Em São Paulo a ocultação tem início com o disco saturniano tocando o limbo lunar às 22h31. Depois disso, o planeta dos anéis permanecerá oculto por 46 minutos e reaparecerá por trás da área sombreada da Lua as 23h16.
A carta acima mostra os momentos do início e fim do evento na capital de alguns Estados. Na região amazônica a ocultação poderá começar com o céu ligeiramente claro, com Saturno surgindo já oculto pela Lua quando essa ainda estiver nascendo.
Disco Planetário
Neste momento, Saturno está a 9.26 UA, cerca de 1.38 bilhão de km da Terra. Mesmo a esta distância, o planeta é muito brilhante, reluzindo atualmente na magnitude 0.5. Considerando o efeito da atmosfera, a magnitude observável é de 1.3, ainda assim muito brilhante.
Essa distância enorme faz o planeta parecer minúsculo perto da Lua, que domina o céu. Enquanto nosso satélite ocupa cerca de 30 minutos de arco na abóbada celeste, o gigantesco planeta gasoso ocupa somente 18 segundos. Seriam necessários aproximadamente 100 discos saturnianos enfileirados para cobrir todo o diâmetro lunar.
Apesar de visualmente maior, a Lua tem só 3478 km de diâmetro, enquanto Saturno tem 120536 km.
É isso aí. Agora, só resta São Pedro ajudar.
Bons céus!

Um comentário: