domingo, 16 de março de 2014

O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko emerge de trás de Sol

Após seu despertar no dia 20 de janeiro desse ano, a sonda Rosetta retomou sua jornada de uma década para se encontrar com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que recentemente re-emergiu de trás do Sol quando visto do ponto de vista na Terra.

         As imagens abaixo mostram o cometa como visto pelo Very Large Telescope do ESO (VLT ), no Chile, em 28 de fevereiro. A imagem à esquerda mostra o cometa em meio as estrelas de fundo, e a imagem da direita teve os rastros das estrelas retirados e a exposição do cometa aprimorada.

         Estas são as primeiras observações de 67P/Churyumov-Gerasimenko feitas pelo VLT desde outubro. Desde então, o cometa aumentou seu brilho em cerca de 50%, o que indica que o gelo de sua superfície já pode ter começado a sublimar.

         Lançada em março de 2004, Rosetta será a primeira missão a orbitar um cometa e pousar uma sonda em sua superfície. Em maio desse ano a sonda irá se encontrar com o cometa e entrar em órbita em torno dele em agosto. No mês de novembro a sonda Philae deverá pousar na superfície do cometa e realizar observações científicas quando o cometa fizer sua aproximação máxima com o Sol, em agosto de 2015.

Fonte: Space
Imagens: ESO / VLT

Nenhum comentário:

Postar um comentário